Análise do Interna e Externa do Ambiente

24/04/2019

O ambiente organizacional consiste em fatores externos e internos. O ambiente deve ser escaneado para determinar o desenvolvimento e as previsões de fatores que influenciarão o sucesso organizacional. A varredura ambiental refere-se à posse e utilização de informações sobre ocasiões, padrões, tendências e relacionamentos dentro do ambiente interno e externo de uma organização . Ajuda os gerentes a decidir o caminho futuro da organização. A varredura deve identificar as ameaças e oportunidades existentes no ambiente. Enquanto formulação de estratégia, uma organização deve aproveitar as oportunidades e minimizar as ameaças. Uma ameaça para uma organização pode ser uma oportunidade para outra.

A análise interna do ambiente é o primeiro passo da varredura do ambiente. As organizações devem observar o ambiente organizacional interno. Isso inclui interação do funcionário com outros funcionários, interação do funcionário com a gerência, interação do gerente com outros gerentes, interação gerencial com acionistas, acesso a recursos naturais, conhecimento da marca, estrutura organizacional, equipe principal, potencial operacional, etc. Além disso, discussões, entrevistas, e pesquisas podem ser usadas para avaliar o ambiente interno. A análise do ambiente interno ajuda a identificar os pontos fortes e fracos de uma organização.

À medida que os negócios se tornam mais competitivos e ocorrem rápidas mudanças no ambiente externo, as informações do ambiente externo acrescentam elementos cruciais à eficácia dos planos de longo prazo. Como o ambiente é dinâmico, torna-se essencial identificar os movimentos e ações dos concorrentes. As organizações também precisam atualizar as principais competências e o ambiente interno conforme o ambiente externo. Os fatores ambientais são infinitos, portanto, a organização deve ser ágil e vigilante para aceitar e ajustar-se às mudanças ambientais. 

Enquanto na análise externa , três ambientes correlacionados devem ser estudados e analisados ​​

  • ambiente imediato / industrial
  • ambiente nacional
  • ambiente socioeconômico mais amplo / macro-ambiente

Examinar o ambiente da indústria precisa de uma avaliação da estrutura competitiva da indústria da organização, incluindo a posição competitiva de uma organização específica e seus principais rivais. Além disso, uma avaliação da natureza, estágio, dinâmica e história da indústria é essencial. Também implica avaliar o efeito da globalização na competição dentro da indústria. A análise do ambiente nacional precisa de uma avaliação sobre se a estrutura nacional ajuda a obter vantagem competitiva no ambiente globalizado. Análise de macro-ambienteinclui a exploração de fatores macroeconômicos, sociais, governamentais, legais, tecnológicos e internacionais que possam influenciar o meio ambiente. A análise do ambiente externo da organização revela oportunidades e ameaças para uma organização.

Os gerentes estratégicos devem não apenas reconhecer o estado atual do meio ambiente e sua indústria, mas também ser capazes de prever suas posições futuras.