Componentes de uma Declaração de Estratégia

24/04/2019

Declaração

A declaração de estratégia de uma empresa define a direção estratégica de longo prazo da empresa e as direções políticas amplas. Isso dá à empresa um claro senso de direção e um plano para as atividades da empresa nos próximos anos. Os principais constituintes de uma declaração estratégica são os seguintes:

Intenção estratégica

A intenção estratégica ajuda a gerência a enfatizar e concentrar-se nas prioridades. A intenção estratégica é, nada além de influenciar o potencial de recursos de uma organização e as competências essenciais para alcançar o que a princípio podem parecer metas inatingíveis no ambiente competitivo. Uma intenção estratégica bem expressa deve orientar / orientar o desenvolvimento da intenção estratégica ou o estabelecimento de metas e objetivos que exijam que todas as competências da organização sejam controladas ao máximo valor.

A intenção estratégica inclui direcionar a atenção da organização para a necessidade de vencer; inspirando as pessoas, dizendo-lhes que os alvos são valiosos; incentivar a participação individual e da equipe, bem como a contribuição; e utilizando a intenção de direcionar a alocação de recursos.

A intenção estratégica difere do ajuste estratégico de forma que, enquanto o ajuste estratégico lida com a harmonização dos recursos e potenciais disponíveis para o ambiente externo, a intenção estratégica enfatiza a construção de novos recursos e potenciais para criar e explorar oportunidades futuras.

A intenção estratégica de uma organização é o propósito que ela existe e por que ela continuará existindo, desde que mantenha uma vantagem competitiva. A intenção estratégica fornece uma imagem sobre o que uma organização deve entrar imediatamente para alcançar a visão da empresa. Isso motiva as pessoas. Ele esclarece a visão da visão da empresa.

A intenção estratégica de uma organização é o propósito que ela existe e por que ela continuará existindo, desde que mantenha uma vantagem competitiva. A intenção estratégica fornece uma imagem sobre o que uma organização deve entrar imediatamente para alcançar a visão da empresa. Isso motiva as pessoas. Ele esclarece a visão da visão da empresa.

Declaração de Missão

Declaração de missão é a declaração do papel pelo qual uma organização pretende atender seus stakeholders. Ele descreve por que uma organização está operando e, portanto, fornece uma estrutura dentro da qual as estratégias são formuladas. Descreve o que a organização faz (ou seja, apresenta capacidades), a quem serve (ou seja, os stakeholders) e o que torna uma organização única (isto é, razão de existência).

Uma declaração de missão diferencia uma organização de outras, explicando seu amplo escopo de atividades, seus produtos e tecnologias utilizadas para atingir suas metas e objetivos. Ele fala sobre o presente de uma organização (ou seja, "sobre onde estamos"). Por exemplo, a missão da Microsoft é ajudar pessoas e empresas em todo o mundo a realizar todo o seu potencial. Missão do Wal-Marté "Dar às pessoas comuns a chance de comprar a mesma coisa que as pessoas ricas". As declarações de missão sempre existem no nível superior de uma organização, mas também podem ser feitas para vários níveis organizacionais. Executivo-chefe desempenha um papel significativo na formulação da declaração de missão. Uma vez que a declaração de missão é formulada, ela serve à organização no longo prazo, mas pode se tornar ambígua com o crescimento organizacional e as inovações.

No ambiente dinâmico e competitivo de hoje, a missão talvez precise ser redefinida. No entanto, é preciso ter cuidado para que a declaração de missão redefinida tenha fundamentos / componentes originais. A declaração de missão tem três componentes principais: uma declaração de missão ou visão da empresa, uma declaração dos valores centrais que moldam os atos e o comportamento dos funcionários e uma declaração das metas e objetivos.

Recursos de uma missão

  1. A missão deve ser viável e atingível. Deve ser possível alcançá-lo.
  2. A missão deve ser clara o suficiente para que qualquer ação possa ser tomada.
  3. Deve ser inspirador para a gerência, funcionários e sociedade em geral.
  4. Deve ser preciso o suficiente, ou seja, não deve ser nem muito largo nem muito estreito.
  5. Deve ser único e distinto deixar um impacto na mente de todos.
  6. Deve ser analítico , ou seja, deve analisar os principais componentes da estratégia.
  7. Deve ser credível , ou seja, todas as partes interessadas devem ser capazes de acreditar.

Visão

Uma declaração de visão identifica onde a organização quer ou pretende estar no futuro ou onde deveria estar para melhor atender às necessidades das partes interessadas. Descreve sonhos e aspirações para o futuro. 

Uma visão é o potencial para ver as coisas à frente de si mesmos. Responde à pergunta "onde queremos estar". Isso nos dá um lembrete sobre o que tentamos desenvolver. Uma declaração de visão é para a organização e seus membros, ao contrário da declaração de missão que é para os clientes / clientes. Contribui na tomada de decisão eficaz, bem como planejamento de negócios eficaz. Incorpora um entendimento compartilhado sobre a natureza e o objetivo da organização e utiliza esse entendimento para direcionar e orientar a organização para um propósito melhor. Ele descreve que, ao atingir a missão, como o futuro organizacional parece ser.

Uma declaração de visão eficaz deve ter as seguintes características

  1. Deve ser inequívoco .
  2. Deve estar claro .
  3. Deve harmonizar-se com a cultura e os valores da organização.
  4. Os sonhos e aspirações devem ser racionais / realistas .
  5. As declarações de visão devem ser mais curtas para que sejam mais fáceis de memorizar.

Para realizar a visão, ela deve estar profundamente incutida na organização, sendo de propriedade e compartilhada por todos os envolvidos na organização.

Metas e Objetivos

Um objetivo é um estado ou objetivo futuro desejado que uma organização tenta alcançar. Os objetivos especificam, em particular, o que deve ser feito para que uma organização atinja a missão ou a visão. Os objetivos tornam a missão mais proeminente e concreta. Eles coordenam e integram várias áreas funcionais e departamentais em uma organização. Metas bem feitas têm as seguintes características

  1. Estes são precisos e mensuráveis .
  2. Estes cuidam de questões críticas e significativas .
  3. Estes são realistas e desafiadores.
  4. Estes devem ser alcançados dentro de um prazo específico .
  5. Estes incluem componentes financeiros e não financeiros .

Objetivos são definidos como metas que a organização deseja alcançar ao longo de um período de tempo. Estes são os alicerces do planejamento. Políticas são desenvolvidas em uma organização para atingir esses objetivos. A formulação de objetivos é a tarefa do gerenciamento de nível superior. Objetivos efetivos têm as seguintes características

  1. Estes não são únicos para uma organização, mas múltiplos .
  2. Os objetivos devem ser a curto e a longo prazo .
  3. Os objetivos devem responder e reagir a mudanças no ambiente, isto é, devem ser flexíveis .
  4. Estes devem ser viáveis, realistas e operacionais .