Estratégia - Definição e Recursos

24/04/2019

A palavra "estratégia" é derivada da palavra grega "strategia"; apresenta diversas variações, como strategicós, ou próprio do general chefe; stratégema, ou estratagema, ardil de guerra; stratiá, ou expedição militar; stráutema, ou exército em campanha; stratégion, ou tenda do general, dentre outras.

Estratégia é uma ação que os gestores realizam para atingir um ou mais dos objetivos da organização. Estratégia também pode ser definida como "Uma direção geral definida para a empresa e seus vários componentes para alcançar um estado desejado no futuro. A estratégia resulta do detalhado processo de planejamento estratégico ".

Uma estratégia é integrar atividades organizacionais e utilizar e alocar os recursos escassos dentro do ambiente organizacional para atender aos objetivos atuais. Ao planejar uma estratégia, é essencial considerar que as decisões não são tomadas em um vácuo e que qualquer ato realizado por uma empresa provavelmente será atendido por uma reação dos afetados, concorrentes, clientes, funcionários ou fornecedores.

A estratégia também pode ser definida como o conhecimento dos objetivos, a incerteza dos eventos e a necessidade de levar em consideração o comportamento provável ou real dos outros.  

A estratégia é o modelo das decisões de uma organização que mostra seus objetivos e metas, reduz as principais políticas e os planos para atingir esses objetivos e define o negócio que a empresa deve seguir, o tipo de organização econômica e humana que deseja ser. e a contribuição que pretende fazer aos seus acionistas, clientes e à sociedade em geral.

Recursos da Estratégia

  1. Estratégia é Significativa porque não é possível prever o futuro. Sem uma previsão perfeita, as empresas devem estar prontas para lidar com os eventos incertos que constituem o ambiente de negócios.
  2. A estratégia lida com desenvolvimentos de longo prazo em vez de operações de rotina, isto é, lida com a probabilidade de inovações ou novos produtos, novos métodos de produção ou novos mercados a serem desenvolvidos no futuro.
  3. A estratégia é criada para levar em conta o provável comportamento de clientes e concorrentes. Estratégias que lidam com funcionários irão prever o comportamento do empregado.

Estratégia é um roteiro bem definido de uma organização . Define a missão global, visão e direção de uma organização. O objetivo de uma estratégia é maximizar os pontos fortes de uma organização e minimizar os pontos fortes dos concorrentes.

Estratégia, em suma, preenche a lacuna entre "onde estamos" e "onde queremos estar".