Gestão Estratégica

Gestão Estratégica é toda sobre a identificação e descrição das estratégias que os gestores podem levar, a fim de alcançar um melhor desempenho e uma vantagem competitiva para sua organização. Diz-se que uma organização tem vantagem competitiva se sua lucratividade é maior que a rentabilidade média de todas as empresas do setor.

A gestão estratégica também pode ser definida como um conjunto de decisões e atos que um gerente realiza e que decide o resultado do desempenho da empresa. O gerente deve ter um conhecimento e uma análise completos do ambiente organizacional geral e competitivo, de modo a tomar decisões corretas. Eles devem realizar uma análise SWOT (pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças), ou seja, devem aproveitar ao máximo os pontos fortes, minimizar as fraquezas organizacionais, aproveitar as oportunidades decorrentes do ambiente de negócios e não devem ignorar as ameaças.

A gestão estratégica nada mais é que planejamento para contingências previsíveis e inviáveis. É aplicável tanto a pequenas como a grandes organizações, pois mesmo a menor organização enfrenta concorrência e, formulando e implementando estratégias apropriadas, pode obter vantagem competitiva sustentável.

É uma maneira em que os estrategistas estabelecem os objetivos e procedem para alcançá-los. Trata-se de fazer e implementar decisões sobre a direção futura de uma organização. Isso nos ajuda a identificar a direção na qual uma organização está se movendo.

A gestão estratégica é um processo contínuo que avalia e controla os negócios e os setores nos quais uma organização está envolvida; avalia seus concorrentes e estabelece metas e estratégias para atender a todos os concorrentes existentes e potenciais; e depois reavalia as estratégias regularmente para determinar como ele foi implementado e se foi bem-sucedido ou se precisa ser substituído.

Gestão Estratégica dá uma perspectiva mais ampla para os funcionários de uma organização e eles podem entender melhor como seu trabalho se encaixa em todo o plano organizacional e como ele é co-relacionado a outros membros da organização.

A arte de gerenciar funcionários de uma maneira que maximiza a capacidade de atingir os objetivos de negócios. Os funcionários tornam-se mais confiáveis, mais comprometidos e mais satisfeitos, pois podem se relacionar muito bem com cada tarefa organizacional. Eles podem entender a reação das mudanças ambientais na organização e a provável resposta da organização com a ajuda da gestão estratégica. Assim, os funcionários podem julgar o impacto de tais mudanças em seu próprio trabalho e podem efetivamente enfrentar as mudanças. Os gerentes e funcionários devem fazer as coisas apropriadas de maneira apropriada. Eles precisam ser eficazes e eficientes.

Uma das principais funções da gestão estratégica é incorporar completamente as várias áreas funcionais da organização, bem como assegurar que essas áreas funcionais se harmonizem e se unam bem. Outro papel da gestão estratégica é manter um olho contínuo nas metas e objetivos da organização.

A seguir estão os pontos de análise importantes, utilizados em nossa metodologia da Consultoria em Gestão Estratégica:

Estratégia - Definição e Recursos
Componentes de uma declaração de estratégia
Processo de Gestão Estratégica
Análise do Ambiente
Formulação de estratégia
Implementação estratégica
Formulação de Estratégia e Implementação
Avaliação de Estratégia
Decisões Estratégicas
Política empresarial
Matriz BCG
Análise SWOT
Análise do concorrente
Modelo das Cinco Forças de Porter
Liderança Estratégica
Governança corporativa
Ética de negócios
Competências Essenciais 

O PRMN, Plano de Reestruturação do Modelo de Negócio, visa auxiliar o empresário à refletir e definir estes pontos, utilizando recursos e metodologias modernas para implantação de uma sólida estratégia ancorada em "Valores".