Identificação e Avaliação de Riscos

Um dos fatores mais comuns em todas as organizações nos dias de hoje é a mudança. Essa mudança traz consigo - risco. Portanto, é imperativo, por parte dos gestores de recursos humanos, estar ciente desses riscos.

Mas como exatamente as pessoas de RH desempenham um papel no gerenciamento de riscos? Vamos supor que há uma queda na produção de forma constante que chegou ao conhecimento da alta gerência. O gerente de RH, tendo identificado o risco, ou seja, a queda na produtividade, prossegue para localizar o elemento humano do problema. O risco pode estar por conta de um desvio entre o que deve ser feito operacionalmente e o que está sendo operacionalmente.

Uma vez que o risco tenha sido identificado, o gerente de RH aborda os gerentes de linha e sua equipe e questiona-os para avaliar e priorizar o risco. Finalmente, o gerente de RH cria estratégias para lidar com o risco, se necessário. Uma das possíveis intervenções é oferecer treinamento para a equipe. Esta é uma das maneiras pelas quais os recursos humanos desempenham um papel vital na gestão de riscos.

Consultoria de desempenho: o relacionamento entre o executivo de RH e os gerentes de negócios estratégicos e operacionais é discutido na consultoria de desempenho. Os consultores de desempenho trabalham em estreita aliança com gerentes e outras pessoas dentro da organização. Sua principal tarefa é trabalhar lado a lado e ganhar a confiança dos gerentes, ou seja, promover relações de confiança entre os gerentes. Essas parcerias são formadas entre vários grupos da organização, como gerentes seniores, gerentes de linha e supervisores, líderes de topo e especialistas no assunto. Eles também promovem parcerias com clientes e fornecedores.

Como sabemos, o gerenciamento de riscos consiste na identificação, avaliação, análise e priorização de riscos. O executivo de RH também desempenha um papel significativo no controle de risco. A prevenção de riscos é uma das formas de lidar com o risco. Já os gerentes de RH intervêm apenas no elemento humano do risco. As medidas de controle de risco aqui incluem planejamento de sucessão, consultoria executiva e desenvolvimento, tudo isso para garantir que uma organização esteja adequadamente preparada para lidar com o risco.

Além disso, na gestão de riscos, o executivo de RH desempenha um papel vital na identificação de atributos para posições importantes ou executivos dentro da organização. Treinamento, desenvolvimento e coaching de pessoas dentro da organização, de modo a aumentar a propriedade do trabalho e aumentar o moral dos cargos futuros; a rotatividade de funcionários também é um risco potencial do ponto de vista do RH.

Nesse campo, torna-se essencial para a boa prática de implantação das políticas do Compliance, além da adesão dos membros de uma corporação, uma análise sobre as Políticas de Cargos, Carreiras e Salários, com suas definições, conforme é tratado pelos nossos especialistas em tópico próprio.