Importância das Declarações de Visão e Missão

24/04/2019

Uma das primeiras coisas que qualquer observador do pensamento e da prática da administração pergunta é se uma determinada organização tem uma visão e uma declaração de missão. Além disso, uma das primeiras coisas que se aprende em uma escola de negócios é a importância das declarações de visão e missão.

Verificou-se em estudos que as organizações que têm visão lúcida, coerente e significativa e declarações de missão retornam mais do que o dobro dos números de benefícios para os acionistas quando comparadas às organizações que não têm visão e declarações de missão. De fato, a importância das declarações de visão e missão é tal que é a primeira coisa que é discutida nos livros de administração sobre estratégia.

Alguns dos benefícios de ter uma visão e declaração de missão são discutidos abaixo:

    • Acima de tudo, as declarações de visão e missão fornecem unanimidade de propósito para as organizações e imbuem os funcionários com um sentimento de pertença e identidade. De fato, as declarações de visão e missão são personificações da identidade organizacional e carregam o credo e o lema das organizações. Para este propósito, eles também são chamados como declarações de credo.
    • As declarações de visão e missão definem o contexto no qual a organização opera e fornece aos funcionários um tom que deve ser seguido no clima organizacional. Uma vez que eles definem o motivo da existência da organização, eles são indicadores da direção em que a organização deve se mover para realizar os objetivos nas declarações de visão e missão.
    • As declarações de visão e missão servem como pontos focais para que os indivíduos se identifiquem com os processos organizacionais e lhes dêem um senso de direção, ao mesmo tempo em que inibem aqueles que não desejam segui-los de participar das atividades da organização.
    • As declarações de visão e missão ajudam a traduzir os objetivos da organização em estruturas de trabalho e a atribuir tarefas aos elementos da organização que são responsáveis ​​por atualizá-los na prática.
    • Especificar a estrutura central em que se baseia o edifício organizacional e ajudar na tradução de objetivos em medidas acionáveis ​​de custo, desempenho e tempo.
    • Finalmente, as declarações de visão e missão fornecem uma filosofia de existência para os funcionários, o que é muito crucial porque, como seres humanos, precisamos de significado do trabalho a fazer e as declarações de visão e missão fornecem o significado necessário para trabalhar em uma organização específica.

Como pode ser visto a partir do acima exposto, visão articulada, coerente e significativa e declarações de missão percorrem um longo caminho na definição do desempenho base e parâmetros acionáveis ​​e incorporam o espírito da organização. Em outras palavras, as declarações de visão e missão são tão importantes quanto as várias identidades que os indivíduos têm em suas vidas cotidianas.

É por essa razão que as organizações gastam muito tempo na definição de suas declarações de visão e missão e asseguram que elas apresentem as declarações que fornecem significado, em vez de serem meras frases desprovidas de qualquer significado.