Processo de Gestão Estratégica

24/04/2019

O processo de gestão estratégica significa definir a estratégia da organização. Também é definido como o processo pelo qual os gerentes fazem a escolha de um conjunto de estratégias para a organização que permitirá alcançar um melhor desempenho.

A gestão estratégica é um processo contínuo que avalia os negócios e setores nos quais a organização está envolvida; avalia seus concorrentes; e fixa metas para atender a todos os concorrentes atuais e futuros e reavalia cada estratégia.

O processo de gestão estratégica segue quatro etapas:

  1. Varredura Ambiental - Varredura ambiental refere-se a um processo de coleta, escrutínio e fornecimento de informações para fins estratégicos. Ajuda na análise dos fatores internos e externos que influenciam uma organização. Após a execução do processo de análise ambiental, a administração deve avaliá-lo continuamente e esforçar-se para melhorá-lo.
  2. Formulação da Estratégia - A formulação da estratégia é o processo de decidir o melhor curso de ação para atingir os objetivos organizacionais e, portanto, alcançar o propósito organizacional. Depois de realizar a varredura do ambiente, os gerentes formulam estratégias corporativas, comerciais e funcionais.
  3. Implementação da Estratégia - A implementação da estratégia implica em fazer a estratégia funcionar como pretendido ou colocar a estratégia escolhida da organização em ação. A implementação da estratégia inclui projetar a estrutura da organização, distribuir recursos, desenvolver o processo de tomada de decisão e gerenciar recursos humanos.
  4. Avaliação da Estratégia - A avaliação da estratégia é a etapa final do processo de gerenciamento da estratégia. As principais atividades de avaliação estratégica são: avaliar os fatores internos e externos que são a raiz das estratégias atuais, medir o desempenho e tomar ações corretivas / corretivas. A avaliação garante que a estratégia organizacional, assim como sua implementação, atenda aos objetivos organizacionais.

Esses componentes são etapas executadas, em ordem cronológica, ao criar um novo plano de gerenciamento estratégico. As empresas presentes que já criaram um plano de gerenciamento estratégico reverterão para essas etapas de acordo com os requisitos da situação, de modo a realizar mudanças essenciais.

A gestão estratégica é um processo contínuo. Portanto, deve-se perceber que cada componente interage com os outros componentes e que essa interação geralmente acontece em conjunto.