Gestão Estratégica - PRMN
 

A palavra "estratégia" é derivada da palavra grega "strategia"; apresenta diversas variações, como strategicós, ou próprio do general chefe; stratégema, ou estratagema, ardil de guerra; stratiá, ou expedição militar; stráutema, ou exército em campanha; stratégion, ou tenda do general, dentre outras.

A declaração de estratégia de uma empresa define a direção estratégica de longo prazo da empresa e as direções políticas amplas. Isso dá à empresa um claro senso de direção e um plano para as atividades da empresa nos próximos anos. Os principais constituintes de uma declaração estratégica são os seguintes:

Uma das primeiras coisas que qualquer observador do pensamento e da prática da administração pergunta é se uma determinada organização tem uma visão e uma declaração de missão. Além disso, uma das primeiras coisas que se aprende em uma escola de negócios é a importância das declarações de visão e missão.

O processo de gestão estratégica significa definir a estratégia da organização. Também é definido como o processo pelo qual os gerentes fazem a escolha de um conjunto de estratégias para a organização que permitirá alcançar um melhor desempenho.

O ambiente organizacional consiste em fatores externos e internos. O ambiente deve ser escaneado para determinar o desenvolvimento e as previsões de fatores que influenciarão o sucesso organizacional. A varredura ambiental refere-se à posse e utilização de informações sobre ocasiões, padrões, tendências e relacionamentos dentro do ambiente interno...